Nós,
como autores, somos treinados para matar frases clichês. Mas essa
não é a única maneira na qual eles aparecem. Eles também podem
aparecer na estrutura de suas cenas ou diálogos e podem infectar as
técnicas de escrita.
Precisa
criar tensão? Tenha uma bomba com uma contagem regressiva!
O
narrador é desprezível? Culpe os pais abusivos!
Esse
tipo de "ferramentas" aparecem inúmeras vezes, servindo
como muletas para autores se apoiarem e desenvolverem sua história
sem muito esforço. Os exemplos abaixo são alguns dele:
1. Personagens se descrevendo em frente a um espelho
Porque
é fácil: Descrever
um personagem quando você está escrevendo em terceira pessoa é bem
fácil, já que a voz do narrador é onisciente. Mas em primeira
pessoa isso se torna um desafio. Como descrever o personagem sem
fazer com que ele pareça vaidoso ou egocêntrico?
Porque
é um clichê: É
preguiçoso, e foi feito inúmeras vezes. E, sinceramente, ninguém
olha para um espelho e analisa em detalhe todas as suas
características. Você sequer precisa descrever tanto seu personagem
principal. Descreva os pontos principais durante a narrativa e confie
que seu leitor entenderá o resto.
2. Anunciar um evento futuro
Porque
é fácil: Às
vezes você precisa mudar algo para um personagem que está em uma
fase tranquila. O que há de errado em dar dicas sobre o futuro?
Porque
é um clichê: Esse é o clássico "mal sabia ele que".
Porque anunciar uma mudança no andamento das coisas? Deixe que seu
leitor chegue lá sozinho e quando for a hora.
3. Culpar mau comportamento em pais abusivos
Porque
é fácil: É
difícil justificar mau comportamento. Se seu narrador é
desprezível, você ainda sente a necessidade de justificar seu
comportamento. Sabe o que torna as pessoas desprezíveis e não pode
ser questionado? Pais ruins!
Porque
é um clichê: Praticamente
qualquer personagem perturbado da ficção é um resultado de ser
sexualmente, psicologicamente ou fisicamente abusado por seus pais.
Tornar seus pais monstros é a maneira fácil de explicar o mau
comportamento do personagem. É
muito fácil. Por
vezes isso pode ser bem aproveitado, mas na maior parte dos casos os
pais estão ali apenas para isso. Mas sabe o que é realmente
assustador? Alguém crescer numa família normal e ainda assim se
tornar desprezível.
4. Muitas piadas e referências
Porque
é fácil: Porque
você precisa ter certeza que todos saibam que você assistiu O
Grande Lebowski.
Porque
é um clichê: Os
leitores entendem: você é engraçado e assiste coisas legais. Mas
não deixe que estas referências sejam peça-chave de sua narrativa.
Escrever para você e seus amigos é uma ótima maneira de afastar
leitores.
5. O escolhido
Porque
é fácil: O
herói não é apenas especial. Ele foi escolhido por uma força
maior!
Porque
é um clichê: Personagens
podem ser especiais sem terem sido tocados pela mão do destino. E,
se seu personagem é a única pessoa que pode solucionar um problema,
isso faz dele heroico? Ou apenas fácil de ser coagido? Ele não tem
outra escolha além de ser heroico e isso não é realmente heroísmo.
Raramente o trono é bem utilizado e, frequentemente, não é.
6. Contagem regressiva
Porque
é fácil: Você
sabe contar!
Porque
é um clichê: Todos
já sabem que tudo vai se resolver nos últimos segundos do relógio.
Você pode poupar sua história disso.
7. Transmitir sua mensagem através de um sonho
Porque
é fácil: Essa
é a grande oportunidade de mostrar ao mundo que você é um autor de
verdade: você é capaz de usar imagens para transmitir ideias.
Porque
é um clichê: Isso
raramente funciona, fazer o narrador descrever um sonho que coincide
com a história. Isso ou transmite a mensagem descaradamente, e
ninguém deve ter um sonho tão especifico ou é tão esotérico que
você terá que se desdobrar para conectá-lo à história.
8. Usar sexo como realização de um desejo pessoal
Porque
é fácil: Porque
sexo é bom, especialmente se o narrador é uma persona sua.
Porque
é um clichê: Existem
poucas coisas tão embaraçosas para um autor como quando dois
personagens – sempre lindos – se envolvem em uma cena de sexo
quase pornográfica, e você pode ver claramente que é um reflexo de
um desejo pessoal do autor.
9. Minorias mágicas
Porque
é fácil: Você
precisa representar uma minoria em sua história? Adicione-o como o
personagem que ajudará o narrador! E faça de um modo místico! Isso
vai provar que você não é preconceituoso.
Porque
é um clichê: Índios
nativo-americanos com conexões com a natureza; asiáticos com fortes
ideais de honra; negros que aparecem com atitudes intimidadoras, mas
que são guardiões de sabedoria. Todos são carregados com uma
nobreza quieta. Você sabe do que eu estou falando.
10. Inconsciência conveniente
Porque
é fácil: Às
vezes você tem que mudar de cenário com um toque dramático. E o
que é mais dramático do que seu personagem desmaiando e acordando
em um lugar diferente, sem ter que lidar com as partes chatas do
deslocamento?
Porque
é um clichê: Se
uma pessoa leva uma pancada forte o bastante para ficar inconsciente,
eles devem ser levados imediatamente para um hospital, visto que há
um risco de uma grave concussão. E mesmo assim personagens caem,
frequentemente, em um estado inconsciente para levar a história
adiante, ou para efeito dramático.
Fonte: litreactor.com
Via: bookess.com
Nota do Rato Escritor: O escritor não precisa necessariamente correr léguas de todos esses recursos condenados pelo artigo. É preciso, especialmente, ter bom senso para utilizá-los.
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