terça-feira, 1 de março de 2016

Top 10 clichês que autores precisam parar de usar


O clichê é o inimigo de uma boa escrita.
Nós, como autores, somos treinados para matar frases clichês. Mas essa não é a única maneira na qual eles aparecem. Eles também podem aparecer na estrutura de suas cenas ou diálogos e podem infectar as técnicas de escrita.
Precisa criar tensão? Tenha uma bomba com uma contagem regressiva!
O narrador é desprezível? Culpe os pais abusivos!
Esse tipo de "ferramentas" aparecem inúmeras vezes, servindo como muletas para autores se apoiarem e desenvolverem sua história sem muito esforço. Os exemplos abaixo são alguns dele:


1. Personagens se descrevendo em frente a um espelho

Porque é fácil: Descrever um personagem quando você está escrevendo em terceira pessoa é bem fácil, já que a voz do narrador é onisciente. Mas em primeira pessoa isso se torna um desafio. Como descrever o personagem sem fazer com que ele pareça vaidoso ou egocêntrico?
Porque é um clichê: É preguiçoso, e foi feito inúmeras vezes. E, sinceramente, ninguém olha para um espelho e analisa em detalhe todas as suas características. Você sequer precisa descrever tanto seu personagem principal. Descreva os pontos principais durante a narrativa e confie que seu leitor entenderá o resto.


2. Anunciar um evento futuro

Porque é fácil: Às vezes você precisa mudar algo para um personagem que está em uma fase tranquila. O que há de errado em dar dicas sobre o futuro?
Porque é um clichê: Esse é o clássico "mal sabia ele que". Porque anunciar uma mudança no andamento das coisas? Deixe que seu leitor chegue lá sozinho e quando for a hora.


3. Culpar mau comportamento em pais abusivos

Porque é fácil: É difícil justificar mau comportamento. Se seu narrador é desprezível, você ainda sente a necessidade de justificar seu comportamento. Sabe o que torna as pessoas desprezíveis e não pode ser questionado? Pais ruins!
Porque é um clichê: Praticamente qualquer personagem perturbado da ficção é um resultado de ser sexualmente, psicologicamente ou fisicamente abusado por seus pais. Tornar seus pais monstros é a maneira fácil de explicar o mau comportamento do personagem. É muito fácil. Por vezes isso pode ser bem aproveitado, mas na maior parte dos casos os pais estão ali apenas para isso. Mas sabe o que é realmente assustador? Alguém crescer numa família normal e ainda assim se tornar desprezível.


4. Muitas piadas e referências

Porque é fácil: Porque você precisa ter certeza que todos saibam que você assistiu O Grande Lebowski.
Porque é um clichê: Os leitores entendem: você é engraçado e assiste coisas legais. Mas não deixe que estas referências sejam peça-chave de sua narrativa. Escrever para você e seus amigos é uma ótima maneira de afastar leitores.


5. O escolhido

Porque é fácil: O herói não é apenas especial. Ele foi escolhido por uma força maior!
Porque é um clichê: Personagens podem ser especiais sem terem sido tocados pela mão do destino. E, se seu personagem é a única pessoa que pode solucionar um problema, isso faz dele heroico? Ou apenas fácil de ser coagido? Ele não tem outra escolha além de ser heroico e isso não é realmente heroísmo. Raramente o trono é bem utilizado e, frequentemente, não é.


6. Contagem regressiva

Porque é fácil: Você sabe contar!
Porque é um clichê: Todos já sabem que tudo vai se resolver nos últimos segundos do relógio. Você pode poupar sua história disso.


7. Transmitir sua mensagem através de um sonho

Porque é fácilEssa é a grande oportunidade de mostrar ao mundo que você é um autor de verdade: você é capaz de usar imagens para transmitir ideias.
Porque é um clichê: Isso raramente funciona, fazer o narrador descrever um sonho que coincide com a história. Isso ou transmite a mensagem descaradamente, e ninguém deve ter um sonho tão especifico ou é tão esotérico que você terá que se desdobrar para conectá-lo à história.


8. Usar sexo como realização de um desejo pessoal

Porque é fácil: Porque sexo é bom, especialmente se o narrador é uma persona sua.
Porque é um clichê: Existem poucas coisas tão embaraçosas para um autor como quando dois personagens – sempre lindos – se envolvem em uma cena de sexo quase pornográfica, e você pode ver claramente que é um reflexo de um desejo pessoal do autor.


9. Minorias mágicas

Porque é fácil: Você precisa representar uma minoria em sua história? Adicione-o como o personagem que ajudará o narrador! E faça de um modo místico! Isso vai provar que você não é preconceituoso.
Porque é um clichê: Índios nativo-americanos com conexões com a natureza; asiáticos com fortes ideais de honra; negros que aparecem com atitudes intimidadoras, mas que são guardiões de sabedoria. Todos são carregados com uma nobreza quieta. Você sabe do que eu estou falando.


10. Inconsciência conveniente

Porque é fácil: Às vezes você tem que mudar de cenário com um toque dramático. E o que é mais dramático do que seu personagem desmaiando e acordando em um lugar diferente, sem ter que lidar com as partes chatas do deslocamento?

Porque é um clichêSe uma pessoa leva uma pancada forte o bastante para ficar inconsciente, eles devem ser levados imediatamente para um hospital, visto que há um risco de uma grave concussão. E mesmo assim personagens caem, frequentemente, em um estado inconsciente para levar a história adiante, ou para efeito dramático.


Nota do Rato Escritor: O escritor não precisa necessariamente correr léguas de todos esses recursos condenados pelo artigo. É preciso, especialmente, ter bom senso para utilizá-los.


0 comentários:

Postar um comentário