O rótulo de fala (ou
tag) é a forma mais básica e consiste no nome do falante e um verbo relacionado
a fala (disse, perguntou, gritou).
Como Não usar rótulo de fala
– Não use demais. É desnecessário dizer
“ele disse/ ela disse” ao final de cada linha de diálogo. Se você tem apenas
dois falantes, você só precisa indicar o falante depois de várias linhas. Se
você tiver vários falantes, intercale suas tags de diálogo com seus marcadores
de ação.
– Não varie o verbo muito
frequentemente.
“Disse” é o verbo mais útil do discurso. É quase invisível e permite que seu diálogo permaneça em pé semcontar ao leitor como ler o diálogo. Use outros verbos (gritar, fungar, choramingar) e modificadores (rapidamente, silenciosamente, nervosamente) com moderação.
“Disse” é o verbo mais útil do discurso. É quase invisível e permite que seu diálogo permaneça em pé semcontar ao leitor como ler o diálogo. Use outros verbos (gritar, fungar, choramingar) e modificadores (rapidamente, silenciosamente, nervosamente) com moderação.
– Não use muito pouco. Em qualquer lugar que
seja possível o leitor não entender quem está falando (como após um longo
parágrafo narrativo), indique quem é o leitor na primeira oportunidade.
Os marcadores de ação são uma descrição das ações (gestos, expressões faciais ou mesmo pensamentos) que acompanham as palavras do personagem. São incluídas no mesmo parágrafo que o diálogo como uma indicação de que o personagem que está fazendo algo é o mesmo que está falando.
Exemplo: – Eu não arremessei o gato com você – Leigh
agarrou um vaso de flores – mas eu vou arremessar isso!
Como Não usar marcadores de ação
– Não combine com rótulos da
fala. Usados juntos, eles são
quase sempre repetições. Quando em dúvida, corte a tag de fala em favor do
marcador de ação, uma vez que o marcador de ação oferece mais oportunidade para
caracterização.
– Não use apenas para
identificar o falante. Se a única razão para
inserir um marcador de ação é identificar o falante, é provavelmente melhor
usar um rótulo de fala. Marcadores de ação precisam servir para mover a história para frente e
avançar a caracterização; eles não podem existir apenas para ocupar seu
personagem.
– Não permita que interrompam
seu diálogo. Um marcador de ação em
cada linha do seu diálogo vai cortar o ritmo do diálogo e destruir a fluidez da
conversação.
Se você conseguir acabar com esses pequenos erros nos seus
diálogos você vai não apenas fortalecer as conversações dos seus personagens,
mas também vai se mostrar um profissional.
Autora: Carolina
0 comentários:
Postar um comentário